Epidemiologia e estratégias de prevenção do câncer de pênis no estado do Maranhão

Autores

  • Gissela Santos Lindoso Universidade Ceuma
  • Ercínia Gomes Duailibe Barros Universidade Ceuma
  • Lise Feitosa Novais Miranda Universidade Ceuma
  • Bruno Carvalho Campelo Universidade Ceuma
  • Karol Cristina Fonseca Moura Universidade Ceuma
  • Leandro de Assis Freitas Universidade Ceuma
  • Giovanna Valeria Belo Cordeiro Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.24863/rib.v10i3.331

Resumo

Dentre os diversos tipos de câncer e suas mais variadas formas está o câncer de pênis (CP), com níveis de incidência mais elevados em países em desenvolvimento.  O CP é uma neoplasia rara, cujo tratamento, muitas vezes mutilante, causa efeitos devastadores aos pacientes. Logo, o objetivo desse estudo foi avaliar por meio de uma revisão sistemática o perfil epidemiológico do CP no Brasil e as principais estratégias de prevenção. Foi realizada uma prospecção de fontes tradicionais de conhecimento (como livros), artigos de periódicos eletrônicos obtidos do PUBMED/Medline, Scielo, CAPES e Lilacs publicados até 2018. Foram utilizados os descritores: câncer de pênis, epidemiologia e prevenção, sendo encontrados 23 artigos que atendiam aos critérios de inclusão. Normalmente o CP ocorre associado à fimose, tabagismo, DSTs, hábitos inadequados de higiene e resistência masculina em procurar assistência médica. Portanto, o câncer de pênis é uma doença de grande relevância para a saúde pública, uma vez que há um crescimento vertiginoso dos casos, que podem ser minimizados através de campanha de conscientização masculina.

 

Palavras-chave: Câncer de Pênis. Epidemiologia. Estratégias de Prevenção    

Biografia do Autor

Gissela Santos Lindoso, Universidade Ceuma

         

Ercínia Gomes Duailibe Barros, Universidade Ceuma

       

Lise Feitosa Novais Miranda, Universidade Ceuma

      

Bruno Carvalho Campelo, Universidade Ceuma

     

Karol Cristina Fonseca Moura, Universidade Ceuma

    

Leandro de Assis Freitas, Universidade Ceuma

   

Giovanna Valeria Belo Cordeiro, Universidade Ceuma

  

Referências

Costa S, Rodrigues R, Barbosa L, Silva J, de Caldas Brandão JO, de Medeiros CSQ. Câncer de pênis: epidemiologia e estratégias de prevenção. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-FACIPE. 2013;1(2):23-33.

Pompeo ACL, Heyns CF, Abrams P (eds). Penile Cancer. Montreal: Société Internationale d’Urologie (SIU), 2009.

Barnholtz-Sloan JS, Maldonado JL, Pow-sang J, Giuliano AR. Incidence trends in primary malignant penile cancer. Urologic Oncology 2007; 25(5): 361-67.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil. Coordenação Geral de Ações Estratégicas, Coordenação de Prevenção e Vigilância. Rio de Janeiro: Inca; 2011. 118 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais. Previna-se. Por que usar camisinha. Disponível em:< http://www.aids.gov.br/pagina/2010/42967> Acesso em: 29/05/2017.

Brasil. Instituto Nacional do CaÌ‚ncer 2017. DisponiÌvel em: http://www1.inca.gov.br/. Acesso em: 2

Downloads

Publicado

06/30/2019