Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Investigação Biomédica - (RIB), ISSN 2448-380X (online version), publicação eletrônica semestral da Universidade CEUMA tem por objetivo difundir o conhecimento científico nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, mais precisamente em imunologia, microbiologia, parasitologia, genética, saúde coletiva e epidemiologia.  O Conselho editorial da RIB pretende publicar excelentes trabalhos de investigação científica, editoriais, comunicações, relatos de casos e artigos de revisão, respeitando o rigor da metodologia da pesquisa científica e da ética. Os trabalhos devem seguir os seguintes critérios: o assunto deve ser sobre temas de interesse no âmbito da pesquisa básica e aplicada nas áreas acima.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos para publicação na RIB serão inicialmente avaliados no setor de recepção para verificar se o texto está adequado às normas da Revista. Após essa etapa, os manuscritos serão enviados para avaliação do Editor chefe, que os encaminhará ao editor de Área. Serão designados pelo Editor de área dois diferentes revisores (peer-review) para o processo de avaliação. Cada revisor emitirá um relatório fundamentando a sua avaliação, podendo o manuscrito ser rejeitado, devolvido para revisões com nova submissão ou aceito. Em caso de divergência de opinião entre os revisores, o Editor científico decidirá sobre o envio do manuscrito para um terceiro revisor

Periodicidade

A periodicidade da Revista de Investigação Biomédicas será anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do Periódico

Revista de Investigação Biomédica teve a sua origem  em meados de 2004, era inicialmente de publicação anual, e possuía como objetivo principal publicar artigos de revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental nas áreas das ciências biológicas e da área da saúde, abrangendo assim as áreas da imunologia, microbiologia, parasitologia, genética e epidemiologia. Possibilitando assim o intercâmbio de experiência em sua especialidade com outras instituições, nacionais ou estrangeiras, e divulgando a produção científica da atual  Universidade CEUMA.