Avaliação do grau de conhecimento sobre cuidados paliativos e dor dos estudantes de medicina em uma faculdade particular de São Luís/MA

Authors

  • Clarisse Sereno Loiola Braide Universidade Ceuma, São Luís, MA
  • Plinio da Cunha Leal Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA
  • Mércia Helena Salgado Leite de Souza Universidade Ceuma, São Luís, MA

DOI:

https://doi.org/10.24863/rib.v10i3.314

Abstract

Observa-se atualmente um cenário onde há um progressivo envelhecimento populacional, associado a um predomínio de doenças crônico-degenerativas de evolução lenta. Dentro deste contexto, os Cuidados Paliativos se inserem como uma medida extremamente necessária, de promover qualidade de vida, prevenir e aliviar o sofrimento de indivíduos e de seus familiares. Com base nesta problemática, surge o interesse em avaliar a partir de um questionário, como os estudantes que irão se formar em medicina se sentem a respeito do conhecimento e tratamento da dor, e como se comunicam com seus pacientes. Registros da literatura apontam que o médico tem sua formação acadêmica toda voltada para o diagnóstico e tratamento de doenças, assim, quando defronte de um paciente necessitado de Cuidados Paliativos, o foco deixa de ser a doença e passa a ser a pessoa doente. De forma a garantir não só alívio de sintomas desconfortáveis, mas também a dignidade de vida até o fim. Trata-se de um estudo longitudinal, prospectivo, de caráter quantitativo, realizado na Universidade Ceuma, em São Luís- MA, com estudantes de medicina do primeiro ao décimo segundo período, aprovado pelo Comitê de Ética e registrado sob o número de parecer 2.101.716. Foram avaliados 232 acadêmicos a partir de um questionário com perguntas fechadas, analisadas de acordo com os seguintes aspectos: formação técnica, percepção dos conhecimentos fisiopatológicos, semiologia e terapêutica associadas a dor e cuidados paliativos. A idade dos participantes variou entre 17 e 32 anos com prevalência de 52,6% com a faixa etária de 21|---|24 anos, e quanto ao gênero, a ocorrência de 69,0% do sexo feminino. A maioria dos alunos não conhece a definição de Cuidados Paliativos da Organização Mundial de Saúde (61%), e não se sente à vontade para comunicar más notícias aos pacientes e familiares. Assim, acredita-se que a criação de uma disciplina específica para Cuidados Paliativos, poderia sanar as deficiências educacionais aqui levantadas nos graduandos e eventuais egressos.

 

Palavras-Chave: Cuidados Paliativos. Dor. Educação Médica.

 

Author Biographies

Clarisse Sereno Loiola Braide, Universidade Ceuma, São Luís, MA

      

Plinio da Cunha Leal, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA

    

Mércia Helena Salgado Leite de Souza, Universidade Ceuma, São Luís, MA

   

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Published

2019-06-30