ANSIEDADE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO:
Vivências acadêmicas e impactos da ansiedade na saúde mental: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.24863/rib.v17i1.592Palavras-chave:
Ansiedade, Estudantes, Universitário, DepressãoResumo
Introdução A graduação é uma etapa importante na vida do indivíduo, período no qual se vivencia desafios que refletem na sua vida afetando o seu bem-estar, podendo gerar pressão psicológica e ansiedade. A ansiedade é uma resposta natural a situações da nossa vida, entretanto, quando em excesso pode desencadear transtornos graves e patológicos. Objetivo O estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes em relação à graduação na universidade e os impactos da ansiedade na saúde mental. Materiais e Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que utilizou como bases para levantamento dos dados os sites de busca Scielo.org. (SciELO), Banco de Teses Brasileiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), aplicou-se os descritores “ansiedade e estudantes” e "anxiety and students", entre os anos de 2014 a 2023. Resultados: De acordo com os resultados a ansiedade está mais presente no sexo feminino, tendo como fatores desencadeadores as rotinas acadêmicas, estágios e TCC, os universitários utilizam como estratégias para enfrentamento as atividades físicas, religiosas ou espirituais, assim como, psicoterapia. Conclusão: Este estudo propõe uma discussão sobre políticas de assistência aos estudantes universitários, oferecendo subsídios para promoção da prevenção da saúde psicológica desse público.
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