ECONOMIA SOLIDARIA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS EM SÃO LUÍS

Autores

  • Erica de Jesus Lira Fonseca
  • Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca
  • Nelson Soares da Silva Neto
  • Paulo Salgado Zenha Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.24863/rccp.v38i2.489

Resumo

Este trabalho buscou trazer definições básicas sobre economia solidaria e empreendimento social, tentando compreender o perfil do empreendedor pós-moderno. A economia solidária dedica-se a livre mobilização para o trabalho e geração de renda, a partir do fortalecimento ambiental, econômico e social das comunidades, vendo um caminho viável para o desenvolvimento a formação de relações produtivas mais justas, sustentáveis e não hierarquizadas, valorizando os recursos humanos. Atualmente, as adversidades sociais presentes no nosso cotidiano colaboram para o surgimento de iniciativas criativas para ações no campo social, que visam minimizar os efeitos negativos presentes no sistema econômico vigente. Partindo dos princípios da encomia solidária, diversos empreendedores, a partir de manifestos criativos, fomentam inovações em prol da geração de impacto social em diversas áreas, ao mesmo tempo conseguem um retorno financeiro satisfatório. Os resultados mostram que o empreendedor social precisa ser criativo, inovador, ter empatia e compaixão pelo próximo e pelo meio ambiente.

 Palavras – chave: Economia solidária. Empreendimento social

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

FONSECA, Erica de Jesus Lira; FONSECA, Paulo Roberto Campelo Fonseca e; SILVA NETO, Nelson Soares da; CARNEIRO, Paulo Salgado Zenha. ECONOMIA SOLIDARIA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS EM SÃO LUÍS. Revista Ceuma Perspectivas, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 117–135, 2022. DOI: 10.24863/rccp.v38i2.489. Disponível em: //portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/489. Acesso em: 5 out. 2024.