SUSTENTABILIDADE APLICADA À MODA COMO POSSÍVEL FATOR DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA

Authors

  • Luiza Lima Frazão Universidade Ceuma
  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida Universidade Ceuma
  • Karoline de Lourdes Monteiro Guimarães Universidade Ceuma
  • Pablo Diego Araújo Neves Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.24863/rccp.v29i1.57

Abstract

No setor da moda, muitos aspectos podem levar os consumidores à compra, desde o aspecto funcional de vestir-se, ou mesmo pelos aspectos estético, econômico, simbólico ou, mais recentemente, sustentável. Sobre o assunto, esta pesquisa tem como objetivo verificar se o fator sustentável aplicado à moda poderia influenciar no momento da decisão de compra de consumidores da cidade de São Luís, localizada no estado do Maranhão. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com questionário junto a uma amostragem de 30 pessoas em uma Instituição de Ensino Superior e em um shopping da cidade. Como resultados, foram ouvidos homens e mulheres entre 30 a 35 anos, e observou-se que para 80% da amostra, a característica sustentável poderia influenciar no momento da escolha da peça de vestuário, mas desde que a peça não possua diferença no preço.

 PALAVRAS - CHAVE: Sustentabilidade. Moda. Consumo sustentável.

References

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, M. A. Moda ecológica ou ecologia para a moda. Disponível em: <http://www.idhea.com.br/pdf/Moda%20Ecol%C3%B3gica%20ou%20Ecologia%20para%20a%20Moda.pdf>. Acesso em: 10 set. 2015.

BOYD, C. Sustainability is good business. OECD Observer, n. 228, p. 35, 2001.

BROWN, L. R. Plano, B. 4.0: mobilização para salvar a civilização. São Paulo: New Content, 2009.

BUARQUE, S. C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. São Paulo: Garamond, 2002.

DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1995.

GER, G. Consumption and Environmental Sustainability Across Cultures. Advances in Consumer Research, v. 26, p. 271, 1999.

KOTLER, P; ARMSTRONG, Gary. Fundamentos de mercadotecnia. São Paulo: Prentice Hall, 1988.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2000.

OLIVEIRA, D. M. Capitalismo e meio ambiente: a ideologia capitalista em decliÌnio e os desafios do planejamento ecoloÌgico. Olhares Plurais, v. 1, n. 12, p. 34-47, 2015.

OLIVEIRA, V. M; CÂNDIDO, GA. Contemporaneidade do consumo sustentável e as suas correlações com as práticas empresariais e o comportamento do consumidor. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, 5, 2010, Florianópolis. Anais, 2010.

PALOMINO, E. A moda. São Paulo: Publifolha. (Folha Explica), 2003.

PINHEIRO, R. M et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável. São Paulo: Editora G. Gili, 2014.

SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5. ed. Tradução Lene Belon Ribeiro. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Published

2017-09-18

How to Cite

FRAZÃO, Luiza Lima; ALMEIDA, Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo; GUIMARÃES, Karoline de Lourdes Monteiro; NEVES, Pablo Diego Araújo. SUSTENTABILIDADE APLICADA À MODA COMO POSSÍVEL FATOR DE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DE COMPRA. Revista Ceuma Perspectivas, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 7–17, 2017. DOI: 10.24863/rccp.v29i1.57. Disponível em: //portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/57. Acesso em: 5 oct. 2024.