LIXEIRA INTERATIVA PARA O APRENDIZADO DE CRIANÇAS FORA DA FAIXA DE ALFABETIZAÇÃO.

Authors

  • Lissa Maria Vieira Lôbo Universidade Ceuma
  • José Augusto Medeiros Silva Filho Universidade Ceuma
  • Rafael Alves Lima Universidade Ceuma
  • Will Ribamar Mendes Almeida Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.24863/rccp.v34i2.453

Abstract

Coleta seletiva é uma maneira alternativa de minimizar o impacto ambiental na forma em que o lixo é descartado e uma forma de diminuir a produção de lixo abundante que é descartado erroneamente. Assim, este trabalho tem como alvo conscientizar crianças fora da faixa de alfabetização ensinando-a, de modo interativo, a importância da coleta seletiva. Contando com componentes eletrônicos e com o controle feito através da plataforma de Arduino, com a ajuda de sensores e atuadores, de forma que quando a criança aproximar-se da lixeira, esta emita som descrevendo qual material aquela lixeira recebe para que a criança deposite o resíduo de maneira correta e consciente, sem a necessidade de possuir alfabetização e de uma forma totalmente interativa mostrando como que o lixo deve ser separado e descartado corretamente sem muito esforço e de uma maneira em que a criança ainda se diverte interagindo com a lixeira, e ainda ajudando o meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Coleta seletiva; Meio Ambiente; Arduino.

References

AMORIN, A. D. Arduino, uma visão geral, Apostila, 2011

BANZI, M. Primeiros Passos com Arduino. São Paulo: Novatec, 2012.

FORMIGA, D. A. Minicurso - Componentes para construção de um robô seguidor de linha. Ceará-Mirim. Instituto Federal de ciência e tecnologia do Rio grande do Norte, 2018

MCROBERTS, M. Arduino básico. 1ª ed., v.único, São Paulo: Novatec, 2011. 456p

OLIVEIRA, J.P. Domótica: Perspectiva da Plataforma Arduino. 2012. Monografia (Conclusão de Curso) – Universidade Estadual de Goiás, Goianésia.

Published

2020-11-25

How to Cite

LôBO, Lissa Maria Vieira; SILVA FILHO, José Augusto Medeiros; LIMA, Rafael Alves; ALMEIDA, Will Ribamar Mendes. LIXEIRA INTERATIVA PARA O APRENDIZADO DE CRIANÇAS FORA DA FAIXA DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ceuma Perspectivas, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 28–35, 2020. DOI: 10.24863/rccp.v34i2.453. Disponível em: //portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/453. Acesso em: 5 oct. 2024.