A satisfação no trabalho com ensino remoto: uma análise sob a ótica dos docentes do ensino fundamental privado

Autores

  • Rachel Castro de Sousa Universidade CEUMA
  • Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca paulo.fonseca@ceuma.br
  • Kassyo Augusto Lima de Sousa Faculdade Laboro
  • Wangles Silveira Rabelo Universidade CEUMA
  • Weslley Phelix Silveira Rabelo Universidade CEUMA

Resumo

Mudanças advindas pelas tecnologias têm impulsionado o nascimento de novos conceitos, novos paradigmas, processos de comunicação educacional, o que está dando um novo cenário de ensino e de aprendizagem, com o distanciamento social, sequela deixada pela COVID-19, as salas de aula ficaram vazias, dando forma ao um novo formato de ensino, o remoto, que se tornou a mais nova possibilidade para ensinar e aprender. Modalidade essa que deu abertura a um ambiente totalmente virtual, onde docentes e alunos tiveram que se reinventar para se adaptar a essa nova era de ensino digital. A metodologia utilizada para este estudo é de caráter qualitativo, apresentado através de entrevista. Diante dos resultados que foram obtidos, observa-se que diante das mudanças trazidas pelo distanciamento social, os sistemas educacionais tiveram que encontrar soluções frente ao ensino presencial e como válvula de escape, o ensino online tem sido utilizado como forma nova de aprendizagem, onde as maiorias dos docentes tiveram que se reinventar diante dessa nova realidade, o que gera ou não satisfação em lecionar.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

CASTRO DE SOUSA, Rachel; CAMPELO FONSECA E FONSECA, Paulo Roberto; LIMA DE SOUSA, Kassyo Augusto; SILVEIRA RABELO, Wangles; SILVEIRA RABELO, Weslley Phelix. A satisfação no trabalho com ensino remoto: uma análise sob a ótica dos docentes do ensino fundamental privado. Revista Ceuma Perspectivas, [S. l.], v. 40, n. 1, 2024. Disponível em: //portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/571. Acesso em: 7 maio. 2025.