Habilidades sociais parentais e desempenho acadêmico: uma revisão sistemática da produção científica nacional e internacional
Resumo
As literaturas brasileiras e internacionais descrevem que há uma relação entre as habilidades sociais parentais (HSP) e o desempenho acadêmico; sendo as práticas educativas parentais decisórias para o bom desenvolvimento da criança em diversos contextos, repercutindo na adolescência e vida adulta. A depender do modelo parental presente nos diversos tipos de família, poderá ocorrer o favorecimento do aprendizado de comportamento socialmente habilidoso por parte do filho. Desta forma, se faz necessário compreender o significado de habilidades sociais (HS) e sua correlação com os contextos parental e acadêmico. Este estudo objetiva analisar, por meio de artigos de fontes nacionais e internacionais dos últimos 18 anos, a relação entre estilo e prática parental, com habilidades sociais e competência acadêmica. Como método, realizou-se uma revisão sistemática nas bases de dados Lilacs, Scielo, Sage Journals, Bireme e American Psychological Association, sendo selecionados 59 artigos. Os estudos, em sua maioria, estão na modalidade empírica de produção científica, envolvendo a utilização de instrumental para avaliar as habilidades sociais e suas correlações; os demais são categorizados como conceituais, de revisão e relato de experiência. Com base na literatura analisada, infere-se a influência das habilidades sociais dos modelos parentais em relação ao desempenho acadêmico dos filhos. A importância da presente pesquisa refere-se a maior possibilidade de visualização das lacunas teóricas nas áreas que envolvem a correlação entre habilidades sociais dos pais versus desempenho acadêmico dos filhos, dando abertura para futuras pesquisas envolvendo o tema.