SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA AERONAVE PARA COMPETIÇÃO SAE BRASIL DE AEROMODELISMO

Autores

  • André Barros de Oliveira Universidade Ceuma
  • Carlos Cesar Correa Aranha Junior Universidade Ceuma
  • Patrício Moreira de Araújo Filho Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.24863/rccp.v34i2.456

Resumo

Neste trabalho o grupo GPEAA da UNICEUMA apresenta por meio do resultado de diversas simulações com auxílio do software Ansys e Excel a base da fundamentação do projeto de construção de um aeromodelo de competição para participação do desafio SAE Brasil 2019. Por meio do controle das variáveis simuladas: desempenho do protótipo, taxa de planeio, subida e pouso de voo, carga útil utilizada, desempenho em curvas e potência do grupo motopropulsor, objetivamos identificar coeficientes que serão referência na construção do aeromodelo. A partir destes estudos foi possível obter valores de referência comparáveis ao recomendado pelo programa SAE-Brasil 2019, para o teto absoluto de 3.100 metros, quer seja, fator de tração de motor (23,52N), com carga útil de 98N; razão de subida R/Cmáx igual a 38,16 km/h e ângulo de 3,2°; planeio com ângulo de 8,2°, com distância percorrida de 69,7m para altura de 10m; pouso do avião, para peso estimado de 95kg, que deverá percorrer 20,17 metros até parar; arrasto da decolagem de 1,3 , efeito solo de 0,793 e encontrar um perfil único para asa. Assim, pretendemos realizar uma excelente participação no evento, tão logo possamos construir e testar a aeronave.

PALAVRAS CHAVES: SAE, GPEAA, Aeromodelo.

Biografia do Autor

Carlos Cesar Correa Aranha Junior, Universidade Ceuma

 

 

Referências

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

DE OLIVEIRA, André Barros; ARANHA JUNIOR, Carlos Cesar Correa; ARAÚJO FILHO, Patrício Moreira de. SIMULAÇÃO DO DESEMPENHO DE UMA AERONAVE PARA COMPETIÇÃO SAE BRASIL DE AEROMODELISMO. Revista Ceuma Perspectivas, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 54–65, 2020. DOI: 10.24863/rccp.v34i2.456. Disponível em: //portalderevistas.grupoceuma.com.br/index.php/RCCP/article/view/456. Acesso em: 5 out. 2024.